Sejam bem vindos!

Aqui, gostamos de falar sobre histórias que deram certo... Histórias de superação das dificuldades, das deficiências, dos obstáculos... Se aprender é para todos, precisamos descobrir caminhos que abram as portas para o aprendizado... Sejam bem-vindos!





























segunda-feira, 28 de junho de 2010

Universitário com paralisia cerebral apresenta monografia em áudio

O estudante de Jornalismo pelo Centro Universitário Metodista do Instituto Porto Alegre (IPA), Eduardo Purper, 22 anos, venceu as adversidades causadas pela paralisia cerebral que lhe acompanha desde o nascimento.
Dudu, como é conhecido pelos colegas, se inspirou na paixão pelo futebol para produzir a sua monografia de conclusão de curso de modo pioneiro.
Para driblar as dificuldades de coordenação motora sem precisar que alguém escrevesse todo o trabalho, o universitário optou por gravar sua pesquisa em áudio, em forma de documentário de rádio. O trabalho foi todo produzido na voz do aluno e as citações de livros são narradas pelo operador da rádio IPA, Leandro Nunes.
Intitulado Análise Semiológica de Narrações de Futebol, o objetivo do trabalho é verificar os indícios de predileção pela dupla Gre-Nal através dos comentários dos narradores esportivos das rádios Gaúcha e Guaíba.
Eduardo Purper faz parte da primeira turma de Jornalismo do Centro Universitário Metodista e de acordo com Lisiane Pereira, assessora do Serviço Social do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPDE), não existe registro de monografia como a de Dudu no RS. Conforme o gerente administrativo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, Cristiano Nunes, o estudante será o primeiro jornalista com paralisia cerebral do Estado.
Fonte: Zero Hora - 2008.

2 comentários:

Guga disse...

Parabéns meu amor, muito sucesso no seu novo espaço para divulgar as suas idéias e o seu excelente trabalho que faz sobre a inclusão,desejo a você todo o suceso do mundo.

Unknown disse...

Realmente a história do Eduardo é uma lição de vida para todos nós.
Abraços Profª Laura e obrigado por nos proporcionar contaro com esse exemplo de superação.
Beijos Pati