Sejam bem vindos!

Aqui, gostamos de falar sobre histórias que deram certo... Histórias de superação das dificuldades, das deficiências, dos obstáculos... Se aprender é para todos, precisamos descobrir caminhos que abram as portas para o aprendizado... Sejam bem-vindos!





























Eduardo Purper

Leitura imperdível!

Veja a seguir, um trecho do livro em que Eduardo nos conta um pouco sobre o que fez a diferença em sua vida...


“(...) Quando minha mãe soube que eu não ia caminhar, ela ficou desesperada. Quando um médico disse para ela que eu não iria andar, falar, enfim, não teria nenhuma função normal, ela rejeitou essa informação. Foi ela quem determinou e me mostrou que eu conseguiria tudo que eu desejasse”. (2008, p. 21)


Livro a venda no valor de R$10,00

Eduardo é formado em Jornalismo pelo IPA (Porto Alegre) e é apresentador do Programa A Palavra é sua.
http://apalavraesua.com.br/index1.html





PALESTRA COM EDUARDO PURPER NO DIA 28/08/10 FOI UM SUCESSO!
 
"Minha família via primeiro o Eduardo Purper
e depois a paralisia cerebral".

Essa é apenas uma das falas provocativas que Eduardo proferiu em sua palestra realizada no CESF - Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha. Eduardo nos trouxe a certeza de que a superação dos limites impostos pela deficiência é possível sim! Eduardo surpreendeu um público de mais de 240 pessoas, que esperavam ver e escutar um rapaz com deficiência, que falaria sobre suas dificuldades, sobre suas angústias, sobre sua trajetória de lutas e que na verdade o que viram foi um show de motivação! Motivação sim, porque mesmo diante da dificuldade motora que o impede de caminhar, Eduardo fala sobre tudo o que pode fazer estando em uma cadeira de rodas. Motivação sim, porque mesmo tendo apenas 20% da sua visão Eduardo se encanta falando das beldades do Miss Brasil (incluindo a bela Miss Ceará 2008, Vanessa Vidal).
Eduardo é a prova viva de que com garra e determinação, tudo é possível na vida!

Laura Cristina Nardi
Farroupilha, 31 de agosto de 2010


Eduardo!
Bolivar Pasqual (Secretário de Educação de Farroupilha), Neiva Salamão, Laura Nardi, Nádia Crippa, Eduardo Purper, Luiz Fernando Felicetti (Diretor do CESF) e Joel Pereira (Presidente da AFADEV)
<><><><><><><><><><><><><><><>Comissão organizadora do evento!<><><><><><><><><><><><><><><><><><>
O público...
_____________________________________________________________________

Muitos olhares sobre os escritos de Eduardo... Alguns escritos que tocam a alma...
__________________________________________________________________
Acreditar e Vencer!

Bárbara Pegoraro
babi_pegoraro@yahoo.com.br


Ao Encontro da Vida: Crônicas de um Guerreiro Apaixonado (Editora Imprensa Livre, 1ªEd 2008, 64 páginas) do autor Eduardo Purper, traz uma fantástica história de superação onde ao sétimo mês de vida o mesmo é diagnosticado com Paralisia Cerebral. Atualmente com 24 anos relata em sua obra fatos importantes para vencer os obstáculos que a vida lhe impôs.
Nas dezessete crônicas que integram a obra, o autor conta sua trajetória, destacando suas angústias, desejos, alegrias e sonhos. A cada crônica lida, conhecemos um pouco mais sobre a vida de Eduardo Purper, o qual destaca as pessoas que participaram de sua vida, as quais acompanharam todo o seu desenvolvimento, onde com muita persistência e vontade de vencer, auxiliaram para que tudo ocorresse da melhor maneira.
Apesar de suas limitações Eduardo nunca desistiu dos seus sonhos, apaixonado por futebol o autor tem como seu principal objetivo se tornar um comentarista esportivo de rádio e participar de debates esportivos. Com o acompanhamento de fonoaudióloga desde seu diagnóstico o autor desenvolveu muito bem sua fala e atualmente faz parte da primeira turma de Jornalismo do Centro Universitário Metodista IPA e possui um programa de entrevistas chamado "A Palavra é sua" na rádio da faculdade.
Eduardo não tem tempo para queixas, muito menos para desistências. Com seu jeito entusiasmado ele vence qualquer desafio e para ele o fato de ser deficiente não significa ser incapaz de realizar seus desejos, os quais até podem ser difíceis, mas não impossíveis. Acreditar sempre e não ter medo de experimentar são características fundamentais na vida do autor.
Conhecer a história do autor desperta a esperança de que tudo pode ter um final feliz e que com apoio, vontade e estímulos podemos realizar nossos desejos e superar os desafios que a vida nos proporciona. Não há palavras suficientes para dizer o quanto Eduardo nos emociona, pois é um ser humano feliz e responsável pelas suas atitudes e anseios. Apesar de suas dificuldades vive sua vida intensamente sem perder um minuto. Tem seus momentos de felicidades e angustias como qualquer pessoa. Rodeado de muito carinho por parte de seus familiares e amigos podemos perceber que o que prevalece são os momentos de alegrias e conquistas. Destaco, como leitora e admiradora de Eduardo, que viver significa driblar as dificuldades, ultrapassar os desafios e ter certeza de que tudo vale apena.
Curso de Pedagogia - CESF - Farroupilha
_____________________________________________________________
Uma história, muitas vitórias!

Gustavo Gobbo

Não é em qualquer lugar que encontramos pessoas definitivamente determinadas, que dão tudo de si para vencer as batalhas da vida. Eduardo Purper é indiscutivelmente uma delas. Ele tem paralisia cerebral, é cadeirante, tem baixa visão e pouquíssimos movimentos nos braços e mãos. Mas nem por isso se deixa abater. Hoje, com 24 anos, é formado em jornalismo, tem um próprio programa de rádio chamado “A Palavra é Sua”, onde entrevista diversas personalidades. Já é muito feliz com isso, porém ainda não deixou de sonhar e desejar sempre mais. Sua vida é mesmo um exemplo de superação.
Além de toda a sua força de vontade, coragem e amor pela vida, Eduardo foi e é, como ele mesmo afirma, agraciado com algo que muitas vezes as pessoas com deficiências não têm, que é o apoio da família. Esta sempre apostou nele, exigiu, “forçou”, no bom sentido, a fim de que ele pudesse desenvolver suas potencialidades, até mesmo aquilo que ele jamais tinha imaginado conquistar.
No seu livro Ao encontro da vida: Crônicas de um guerreiro apaixonado. (Porto Alegre – Imprensa Livre, 2008, 64 p.), Eduardo conta um pouco de toda essa sua trajetória, revelando, em breves crônicas, as pessoas e os acontecimentos que mais marcaram a sua história. Nesses relatos, deixa transparecer todo o seu jeito de ser, de pensar e de se relacionar com quem está a sua volta. Sem receio ou vergonha, escreve sobre muitos dos seus sentimentos, seja de carinho e admiração como de intrigas e até mesmo de paixão. Porém, o que mais nos toca ao desvelar sua vida entre essas páginas é a gratidão que encontramos nele. Não há um só dos relatos no qual ele se esqueça de agradecer e expressar o quanto reconhece o bem recebido, tanto na questão profissional quanto nas amizades e relações com as pessoas que marcaram sua vida com exemplos de bondade, garra, perseverança e doação.
Sua vida é mesmo um verdadeiro exemplo de inclusão, pois além de ser aceito do jeito que era, com as suas diferenças, foi instigado sempre a desenvolver suas potencialidades. Não que não tenha encontrado preconceitos e dificuldades para superar obstáculos. Mas sua força de vontade e a confiança que encontrou nos companheiros de caminhada foram maiores, possibilitando seu crescimento pessoal em todas as dimensões de um ser humano pleno. É isso, e muito mais, o que encontramos na sua preciosa obra que, com muita simplicidade e originalidade, nos revela uma história de muitas vitórias.
Curso de Pedagogia - CESF - Farroupilha - RS
_____________________________________________________________
“Ao encontro da Vida”

Cátia Gaio
ktyamsn@hotmail.com

Este livro conta um pouco da historia de vida, dificuldades e alegrias vivenciadas por Eduardo Purper. Em forma de crônicas descreve sua trajetória de vida e descreve pessoas marcantes que passam por ela, algumas vezes de formas bem humoradas e outras vezes emocionantes.
Eduardo Purper é um jovem de 24 anos que nasceu em Rio Negro, Paraná. É portador de paralisia cerebral, que consequentemente afetou sua visão e sua parte motora, mas suas limitações são apenas físicas, sendo um exemplo de perseverança, humildade, força para lutar e correr atrás de seus objetivos.
Dudu, como carinhosamente é conhecido, é um exemplo de vida e superação dos limites impostos pela deficiência. Mostra que limitações físicas não impedem que superações e sonhos sejam alcançados.
A baixa capacidade visual de Purper o levou a desenvolver uma alta capacidade de memorização. Desde a escola, faz provas orais, já que não enxerga nem escreve. Dudu sempre foi muito respeitado apesar da sua dificuldade para se comunicar.
Já hoje, essa dificuldade passa quase que despercebida. Depois de anos de acompanhamento de profissionais capacitados, Eduardo teve melhoras significativas na sua comunicação e hoje conquista multidões com seu jeito cativante.
O segredo para adquirirmos sucesso ao lidar com situações de inclusão, Eduardo já revelou: não supervalorizar as limitações e sim explorar as capacidades individuais de cada indivíduo.
Apesar de possuir dificuldades físicas, Eduardo está terminando a faculdade de jornalismo. Descobriu do que é capaz e o que gosta de fazer, com isso transparece sua felicidade e mostra a todos o amor que tem pela vida.
Eduardo é um show de motivação e um grande exemplo de superação dos obstáculos e de determinação, com uma bela história de mais um caso a nós apresentado de inclusões que deram certo.
Curso de Pedagogia - CESF - Farroupilha - RS
_____________________________________________________________________
Em busca dos sonhos

Dafne Salvador da Silva Blume
dafnesalvador@hotmail.com
“Ao encontro da Vida”, Crônicas de um guerreiro apaixonado de Eduardo Purper, Editora Imprensa Livre, 2008, Porto Alegre / RS, 64 páginas.
Eduardo Purper é formado em jornalismo pelo Centro Universitário Metodista do Instituto Porto Alegre (IPA), apresenta o programa de entrevistas “A Palavra é sua” da rádio da faculdade. Eduardo tem paralisia cerebral, a qual afetou sua parte motora e visão, porém o mesmo não deixou que tais dificuldades o impedissem de lutar por seus sonhos.
Eduardo com sua força e determinação, que diz ter herdado da mãe, nos faz repensar nossas vidas e nossos conceitos, nos inspirando a não deixarmos de lutar por nossos sonhos. Em meio as suas crônicas transparece a pessoa que é: brincalhona, determinada e apaixonante! Um rapaz que apesar de suas indiscutíveis dificuldades não se abate, muito pelo contrário, contamina a todos com sua motivação.
Eduardo fala de suas relações com pessoas que marcaram sua vida, dedica uma crônica para cada uma, fazendo um breve relato de seu relacionamento com estas pessoas e de seus sentimentos para com as mesmas, o que nos leva a pensar no quanto as mesmas devem ter aprendido com ele.
É com certeza uma pessoa que veio ao mundo para quebrar paradigmas. Conta que ainda no ensino fundamental já fez com que a escola e os professores repensassem sua metodologia e formas de avaliação. E esse é apenas um exemplo em meio á tantos ocorridos em sua admirável trajetória.
Muito dessa pessoa formidável que Eduardo se tornou se deve a forma com que a família lidou com a notícia de sua deficiência, sempre acreditando em suas capacidades e tirando do foco suas limitações. Vendo acima de tudo a pessoa que Eduardo é e não apenas sua deficiência.
Quem espera um livro recheado por estórias tristes e de dificuldades, relatando os preconceitos sofridos pelo autor se surpreenderá, pois o que encontramos em “Ao encontro da Vida” é um bombardeio de motivação, de superação, de amor à vida, que encoraja a todos a ir muito além de seus limites e a acreditar em suas potencialidades.
Curso de Pedagogia CESF - Farroupilha - RS
____________________________________________
Uma História de superação

Mariângela Sangali Feltrin
m.feltrin1@gmail.com

Em seu livro (PURPER, Eduardo. Ao Encontro da Vida: Crônicas de um Guerreiro Apaixonado. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2008) Eduardo Purper nos traz uma lição de vida, rodeada de amigos, colegas e familiares, dos quais fala com muito carinho.
Eduardo é um rapaz de vinte e quatro anos. No sétimo mês de vida foi diagnosticado com paralisia cerebral. No seu nascimento sua mãe foi informada pelo médico que seu filho não desenvolveria sua parte motora, já que tinha sofrido uma paralisia cerebral no nascimento. Mas sua mãe não aceitou assim, levou seu filho a todos os médicos que pode afim de que ele pudesse se desenvolver o máximo possível.
Hoje, Eduardo é formado em jornalismo, tem sonhos, amores e medos como qualquer pessoa.
Traz em seu livro sua amizade com seu pai, que ele diz que transcreve o mundo para ele, já que Eduardo só possui 20% da visão. Fala também de sua admiração por seu irmão que por acaso do destino se foi tão cedo. Quando explica sua relação com a mãe, nos conta à batalha que travou por sua vida e por seu sucesso. Cita ainda os verdadeiros laços de amizade que criou ao longo de sua vida.
Denise uma de suas amigas, de quem fala com afeto, lembra que foi quem contribuiu muito para com sua profissão. Relata-nos sobre sua amizade com Ênio, vizinho e amigo que o incentivou a cantar.
Outro amigo que nos apresenta com muito carinho e respeito é Leandro, com quem trabalha e o ajuda diariamente.
Em seguida fala de Mari uma garota por quem foi apaixonado, nos apresenta Natalia a poeta e Daniel seu colega de faculdade.
Relata em sua crônica o carinho por Dete sua babá e a tristeza por ter brigado inúmeras vezes com ela e a saudades de tê-la a seu lado.
Eduardo nos traz em todos seus relatos suas alegrias, desapontamentos, e agradecimentos, sempre nos mostrando que apesar das dificuldades precisamos viver todos os momentos intensamente. Devemos aproveitar o que a vida nos oferece, sem ficar lamentando as coisas que não temos. Em nenhum de seus relatos Eduardo falou das coisas que não tem e que não pode fazer, pelo contrário, se mostra um ser humano muito feliz e realizado com cada espaço, cada pessoa, cada progresso que conquistou.
Curso de Pedagogia CESF - Farroupilha - RS

____________________________________________





















.