Sejam bem vindos!

Aqui, gostamos de falar sobre histórias que deram certo... Histórias de superação das dificuldades, das deficiências, dos obstáculos... Se aprender é para todos, precisamos descobrir caminhos que abram as portas para o aprendizado... Sejam bem-vindos!





























Vanessa Vidal


 A Verdadeira Beleza - autobiografia da Miss Ceará 2008, Vanessa Vidal. No livro, Vanessa conta sua trajetória de vida, de luta, de garra, de superação, mostrando que a deficiência com a qual nasceu, não a impediu de realizar seus sonhos.
O livro custa R$ 25,00 e para adquiri-lo você deve entrar em contato através do endereço: vanessalvidal@yahoo.com.br
Para obter maiores informações sobre Vanessa, basta acessar o site:
http://www.vanessavidal.com.br/

_________________________________________________________

Quem leu e gostou...
_____________________________
A voz que não se cala

Fernanda Aguiar

A verdadeira beleza: uma história de superação (Pouchain Ramos, 2009, Fortaleza,184 páginas) da Miss Ceará 2008 Vanessa Vidal, onde com toda a sua graciosidade do título mencionado nos relata a sua trajetória de vida.
No livro, Vanessa conta a sua trajetória de vida, que não é tão simples assim, e por que não seria? Afinal ela é uma linda mulher, cabelos esvoaçantes, sorriso estonteante, e olhar misterioso, inteligente, batalhadora e SURDA. Sim, a bela autora é surda, mas esse não é o seu foco no livro, mas a superação através desta condição. A batalha que ela e sua família cravaram no peito, foi que apesar de seu bloqueio comunicativo, ela era capaz de lutar pelos seus ideais.
Aos olhos do mundo, ela era somente mais uma deficiente auditiva, que poderia ter se acomodado, mas não, desde pequena convenceu a todos que poderia ir a escola, se comunicava através da LIBRAS, galgando sua aprovação no curso de Ciências Contábeis na UNIFOR, com direito a intérprete, o que antes não existia nesta instituição, e que somente com a sua luta foi possível.Engajada com sua causa é membro fundador da COMPEDEF – Comissão Técnica Municipal para Elaboração de Políticas Públicas Municipais para Atenção às Pessoas com Deficiência, onde busca amenizar as barreiras e o sofrimento dos deficientes em geral.
Como se não bastasse todas as suas realizações, em 2008 concorreu ao título de Miss Ceará, o que alcançou com êxito; isto a despontou ao Miss Brasil, sonho de muitas garotas, e que Vanessa por muito pouco não realizou, mas o segundo lugar em um concurso no Brasil, que tem tão belas mulheres, é somente uma vírgula, diante da possibilidade de concorrer ao título de Miss Beleza Internacional no Japão. Assim, foi a Miss em um país onde a língua falada já é tão distante da nossa, imaginem a de sinais, e este foi o ponto final da história deste concurso para Vanessa, pois ela e sua interprete não tiveram uma relação assim tão boa, o que fez com que a candidata não conseguisse se expressar para o júri, o que causou grande desânimo na Miss que logo na primeira etapa foi eliminada.
Infelizmente a visão que temos de pessoas com deficiência, seja ela qual for, nos impede de vê-las em toda a sua proporção, e sem dúvida Vanessa, fez com que seu leitor abrisse os olhos para a inclusão, enxergasse a verdadeira beleza da vida, ouvindo a voz que não se cala e grita lá da alma cansada do silêncio arrebatador.
Curso de Pedagogia CESF - Farroupilha - RS
______________________________________________________________________
Um lugar ao sol

Francieli Arenhardt
celiarenhardt@ibest.com.br

No livro A verdadeira beleza: autobiografia da Miss Ceará 2008 (Fortaleza, 2009, 183 páginas), Vanessa Vidal compartilha conosco, os desafios que enfrentou – e enfrenta – em sua trajetória, que ao mesmo tempo em que é marcada por injustiças, medo, tristezas e discriminações, nos encanta com sua beleza, exterior e interior, sua coragem, determinação e luta incansável pela inclusão.
Diagnosticada com surdez profunda, Vanessa teve que aprender (a duras penas) a conviver com pessoas ditas “normais”, e por vezes quis ser igual a elas, ser ouvinte. Porém, o tempo foi mostrando-lhe que está nesse mundo para fazer a diferença. Para lutar por um mundo em que o silêncio não seja de incompreensão e indiferença, mas sim, de solidariedade e paz, lutar por um mundo melhor.
Atualmente é modelo profissional, com larga experiência. Faz parte da COMPEDEF (Comissão Técnica Municipal de Políticas Públicas de Atenção à Pessoa com Deficiência), desenvolvendo um excelente trabalho social para as pessoas com deficiência. Realiza palestras, seminários, ministra aulas de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), e já recebeu convite para participar de uma novela atuando com uma jovem surda.
Dentre várias abordagens de Vanessa, ela nos coloca que é possível sim a inclusão de pessoas com deficiência na comunidade escolar, mas essa deve estar preparada para recebê-las. Com metodologias adequadas, didáticas diferenciadas, mas acima de tudo, livre de preconceitos e discriminações.
Em páginas repletas de desafios, obstáculos, superações, e muitos relatos que por vezes causam indignação e revolta ao leitor, ao se deparar com a (ainda) existência de pessoas mesquinhas e sem amor ao próximo, a obra – ou melhor, o presente de Vanessa Vidal a nós – traz também esperança.
Esperança de um mundo melhor, de um mundo onde todos sejam respeitados em suas particularidades e diferenças, onde todos tenham chance de seu “lugar ao sol”.
Curso de Pedagogia CESF - Farroupilha - RS
_____________________________________________________________
Os Verdadeiros Valores da Vida

Maringeli Signori
maringelisignori@yahoo.com.br

A Verdadeira Beleza: uma história de superação (Vanessa Vidal, Fortaleza, 2009, 184 páginas) que traz a autobiografia da miss Ceará 2008, onde apresenta-se toda sua caminhada de vida, desta sua infância, suas conquistas e superações.
O livro é o relato da vida de Vanessa Vidal, que devido a uma deficiência teve de enfrentar muitas dificuldades de adaptação e socialização. Ela sofreu muitas rejeições, por ser surda, sendo que a grande maioria das pessoas achava que ela era incapaz de realizar qualquer atividade, e isso a deixava muito nervosa e apreensiva.
Na sua infância, as crianças se afastavam, e ela teve de crescer aprendendo tudo sozinha.
Com o tempo, Vanessa através de muita determinação foi aprendendo a se aceitar e se conhecer, fazendo com que as outras pessoas também a aceitassem. Apesar de não conseguir falar, sua beleza se destacava, até o dia em que foi convidada a participar do concurso miss Ceará, e para surpresa de todos, venceu o concurso. A faixa lhe abria as portas para participar do concurso Miss Brasil, onde teve novamente a oportunidade de mostrar não só sua beleza, mas também sua determinação e coragem para enfrentar o preconceito e os olhares de julgamento de suas concorrentes e jurados. Obteve o segundo lugar, mas para ela isso significava o primeiro, pois nenhuma candidata com deficiência havia chegado tão longe. Esse título lhe abriu muitas portas, ela viajou, realizou vários trabalhos e passou a compartilhar suas experiências de vida com outras pessoas.
A autobiografia de Vanessa Vidal nos faz refletir sobre o verdadeiro significado da beleza. Até que ponto nós, seres humanos, temos o direito de julgar alguém ou interferir na vida de cada um, tanto na opção sexual, classe social, na cultura, na religião na própria cor e inúmeros outros fatores que fazem com que a sociedade julgue de forma errada sem analizar realmente quem a pessoa é, mas sim suas condições ou escolhas. Esse livro é um exemplo de vida, de determinação, superação constante e de um desejo intenso de inclusão social que nos faz reavaliar nossos valores. Devemos lutar por um mundo igual, independente de nossas diferenças no agir e no pensar.
Curso de Pedagogia CESF - Farroupilha - RS
_________________________________________
Desistir? Nunca!!

Francieli Burlani Rostirolla
francirostirolla@yahoo.com.br
No livro A verdadeira beleza da Miss Ceará 2008 (Fortaleza, 2009, 183 páginas) a extraordinária Vanessa Vidal, uma menina simples de família pobre, traz em sua bagagem uma história de coragem, e que vem por meio de sua biografia nos dar uma lição de vida aos que reclamam da sua vida! Não deixem de conhecer a história desta grande e doce mulher, você certamente não será mais a mesma pessoa ao terminar de ler o livro.
Vanessa foi diagnosticada com surdez bilateral profunda com um ano e oito meses, a partir desse momento começou a longa trajetória de exames, consultas com fonoaudiólogas, uso de aparelho auditivo (que nunca aceitou) e o seu maior desafio, conviver com as pessoas “normais”. Sua trajetória escolar também foi difícil, se sentia desprezada por colegas e professores.
Depois de uma longa jornada, agora adulta, Vanessa luta pela conscientização e inclusão das pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência, faz parte de um órgão importante (COMPEDEF - Comissão Técnica Municipal de Políticas Públicas de Atenção à pessoas com Deficiência). Também realiza outras atividades como modelo profissional que ela ama de coração, realiza palestras, ministra aulas de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), pois é a forma que ela escolheu para se comunicar com o mundo, sendo que a oralidade não a deixava a vontade, sempre preferiu os “sinais”.
Quando o assunto é inclusão Vanessa acredita sim que ela é possível, mas primeiramente há uma necessidade de conscientização das pessoas, uma preparação dos profissionais na área da educação. Assim receber um aluno com deficiência não será mais um “problema”, mas sim será mais um aluno que também pensa, que é criativo, e que é capaz de contribuir muito com as aulas, só que dentro das suas possibilidades.
Assim em 183 páginas Vanessa nos traz um olhar de solidariedade e esperança, fazendo com que as pessoas não olhem e não se prendam ao seu mundinho, mas ao mundo gigante de todos, onde todos procuram espaço e dividem emoções.
Desistir de seus objetivos? Nunca!!
Curso de Pedagogia CESF - Farroupilha - RS
_____________________________________
NATURALMENTE VANESSA

Andrea Forquim Pereira
aforquim35@gmail.com

Quem é Vanessa?
Vanessa é uma mulher: que irradia beleza nas passarelas, guerreira nos seus objetivos, espontânea em suas atitudes em prol do que acha justo e, fonte de esperança para aqueles que a veem como uma representante nata (informal) de uma população que luta por seu espaço e reconhecimento na sociedade_ os surdos.
Sim, Vanessa é surda. Em todo lugar por onde passa, no Brasil ou exterior, se faz ser ‘ouvida’, aproveitando o foco da mídia para levantar reflexões e questões de oportunidade aos deficientes, num contexto social e cultural, com o propósito de que todos abracem a causa da inclusão em todos os tipos de deficiências, utilizando também a língua de sinais (LIBRAS) para comunicar-se, a qual adotou como primeira língua após um longo conflito entre a imposição do oralização e a identificação com a comunidade surda.
Desde criança Vanessa preocupava-se em compreender o porque das coisas. Interessava-se em saber o que acontecia no mundo pelos noticiários de TV entre outros. Impunha sua opinião e personalidade desde a infância. Cresceu em meio a conquistas e frustrações.
Sempre lutou contra o preconceito imposto pela sociedade, superando suas próprias dificuldades e vencendo desafios. Fez de sua deficiência um ‘trampolim’ para o sucesso e através dele, ganha apoio de pessoas que efetivamente querem estar a seu lado nessa incansável luta pelos direitos iguais de cidadania. Tudo isso ela relata em seu livro intitulado A VERDADEIRA BELEZA: Uma história de superação - Autobiografia da Miss Ceará 2008 (Vidal, Vanessa.- Fortaleza, 2009.184p). Tradução, Diná Souza (intérprete de Libras).
Entre tantos fatos relatados por ela, o que me chamou mais a atenção (e por que não dizer indignação) foi o fato de encarar o desafio de ir para o Japão com uma “intérprete” de libras que omitia informações que Vanessa precisava saber para honrar seus compromissos.
Sentindo-se só, conheceu novas pessoas, novas culturas. Conquistou espaços jamais ‘sonhados’, não descaracterizando seu jeito simples de ser: naturalmente Vanessa.
Infelizmente ainda encontramos pessoas com falta de ética, tanto pessoal quanto profissional, interessadas em ‘puxar’ o tapete de outros ao invés de unir-se na colaboração de coisas/causas importantes, como por exemplo: oficinas de aprendizagens significativas, contendo práticas distintas de integração não apenas entre surdos, mas também, entre surdos e ouvintes.
Curso de Pedagogia CESF - Farroupilha - RS

_____________________________________________________________
Descobrindo a sua Fortaleza

Deiza Paraiba Santa Catarina
deiza.sc@hotmail.com.br


A Verdadeira Beleza: uma história de superação (Fortaleza, 2009, 183 páginas) da modelo Vanessa Vidal, retrata a autobiografia como exemplo de vida da Miss Ceará 2008.
Vanessa nasceu surda e começou sua carreira como modelo um pouco depois da adolescência, mais tarde conquistando o título de Miss Ceará 2008, segunda colocada no Miss Brasil 2008 e logo torna- se a Miss Beleza Internacional 2008. Vanessa também é palestrante desenvolve um trabalho social em favor das pessoas com deficiências tendo um papel importante na sociedade.
Nos primeiros capítulos que integram o livro Vanessa Vidal relata como foi a sua infância e seus primeiros anos de vida, como sofreu com a surdez por não aceitar as suas limitações tornando-se muitas vezes agressiva com pessoas importante em sua vida. Mas ao mesmo tempo contava com o apoio da família, sendo este seu alicerce para superação dos desafios e conquistas futuras.
A bela moça cresceu em meio a tantas barreiras e circunstancias, e assim como nós nos desenvolvemos e crescemos, também amadurecemos com o passar do tempo. Aceitando as suas dificuldades e acreditando em seu grande potencial, Vanessa optou pelo uso da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), não se colocando em posição de coitadinha, mas sim de uma verdadeira mulher.
Agora já mulher, tendo por natureza e presente de Deus uma beleza estonteante que é só dela, um intenso brilho e vocação para as passarelas, seu maior sonho é a inclusão para todos. Desejando que tenhamos uma sociedade mais justa, e que cada sujeito tenha a oportunidade de ser reconhecido, acolhido, e principalmente respeitado em suas diferenças. Atitude esta que ela tem para a mudança sendo um exemplo de coragem, determinação e perseverança. O que não falta em sua carreira é personalidade.
Correndo e indo a luta em busca de seus objetivos ela não pára, procura ajudar e ensinar pessoas com diversas dificuldades, está sempre se atualizando. Resultado de toda essa receita é com certeza muita garra e força de vontade. A inclusão está aí!Conscientize-se!
Curso de Pedagogia CESF - Farroupilha - RS